Órgãos já podem se preparar para a adequação de metas do PPA 2021

Mar 2021

A adequação de metas do PPA vai acontecer em breve.  Os integrantes da Redeplan já podem se antecipar e organizar o processo em seus órgãos, antes da abertura do Siplag. Vamos ver as principais dúvidas e o passo a passo da adequação?

 

 

O que é a adequação de metas do PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo, pensado para quatro anos. Para que ele não fique descolado de uma realidade dinâmica, o plano passa por uma revisão anual, que costuma acontecer nos meses de junho e julho, e as modificações passam a valer no ano seguinte.

A adequação de metas do PPA é um processo diferente da revisão. Ele acontece no início do exercício, geralmente em março ou abril, e permite que os órgãos - já com uma noção mais precisa do orçamento efetivamente disponível - façam ajustes tanto nas metas físicas previstas para o mesmo ano quanto nas metas dos Indicadores de Resultado das ações.

 

 

E qual é o papel das equipes de planejamento setoriais nesse processo?

O papel dos integrantes da Redeplan é de articulação com a governança e as áreas finalísticas do órgão. Vejamos o passo a passo:

 

 

1. Acessar a Revisão do PPA 2021

Clicando aqui você vai encontrar a versão em planilhas do PPA 2021.

​Metas físicas dos produtos: Abrindo o arquivo Dados Abertos Meta Física e selecionando o seu órgão, você vai ver a quantidade de produtos previstos para cada região do estado em 2021.

 

Indicadores de Resultado: Abrindo o arquivo Indicadores Base de Dados e selecionando o seu órgão, você vai ver as metas dos indicadores de resultado das ações previstas para 2021.

 

Facilita bastante se você já tiver uma planilha interna detalhando as ações do órgão no PPA, produtos, metas físicas, indicadores de resultado e metas dos indicadores, além dos nomes e contatos dos servidores das áreas finalísticas responsáveis pelo monitoramento de cada produto e de cada indicador.

 

 

2. Procurar a governança do seu órgão

Com o orçamento disponível em mãos, é necessário confirmar quais são as prioridades para 2021. Quais entregas são imprescindíveis e quais podem ser canceladas ou suspensas. Nessa etapa, você pode levar como subsídio para a governança o relatório das ações realizadas em 2020.

 

A orientação do órgão central é não pulverizar recursos. Em vez de entregar quantidades muito baixas de todos os produtos previstos, vale mais a pena suspender alguns produtos, focar nas iniciativas mais relevantes e entregar quantidades suficientes para atingir os objetivos planejados. Lembre-se de que cada ação é pensada para chegar a um resultado, medido por um indicador. Se for necessário, é possível ajustar as metas desses indicadores para 2021.

 

 

3. Procurar as áreas finalísticas

 

Antes de tudo, é importante comunicar apropriadamente o processo de adequação de metas para as áreas finalísticas. Se for possível, promova uma reunião, mesmo que virtual, para dar início ao processo, explicar a atividade, pactuar prazos e tirar dúvidas. Esse contato mais próximo com a rede interna do órgão vai pavimentar os próximos processos, como o de monitoramento, por exemplo.

Em seguida, você deve disponibilizar o material necessário para as áreas finalísticas - metas físicas da Revisão 2021, as metas dos Indicadores de Resultado previstas para 2021, o orçamento disponível e determinações da governança do órgão sobre as prioridades para este ano - e solicitar a adequação das metas e dos indicadores no prazo pactuado internamente, que deve ser anterior ao prazo de lançamento dos dados no sistema.

 

 

4. Conferir e consolidar os dados

Esse é o momento em que a equipe de planejamento deve verificar se as prioridades determinadas pela governança foram seguidas e procurar inconsistências nas informações enviadas pelas áreas finalísticas. Se você achar que algum número não bate, procure o servidor responsável pela informação para esclarecer a questão. Não deixe a inconsistência passar!

 

 

5. Lançar as metas adequadas

Metas físicas dos produtos: As metas físicas devem ser lançadas no Sistema de Inteligência em Planejamento e Gestão (Siplag). Se você tiver alguma dúvida em relação a essa etapa, pode clicar aqui para acessar o manual operacional de adequação de metas no Siplag.

 

Indicadores de Resultado: As metas dos Indicadores de Resultado serão lançadas em um arquivo a parte, que será disponibilizado no início do processo.

 

Os integrantes da Redeplan serão avisados quando o Siplag abrir para adequação de metas e quando o arquivo dos indicadores estiver disponível, mas não é necessário esperar esse momento para dar início ao processo. Você pode começar desde já. Não deixe para a última hora!

 

 

A adequação de metas do PPA é um momento importante para o órgão ajustar suas prioridades para 2021, e a sua contribuição como integrante da Rede de Planejamento - alertando a governança, tirando dúvidas das áreas finalísticas e mantendo a articulação com o órgão central - é fundamental para que o planejamento seja cada vez mais realista e comprometido com as entregas e resultados para a população.

Qualquer dúvida, estamos à disposição!