Monitoramento do PPA: equipes de planejamento têm até o fim de setembro para registrar metas realizadas  e indicadores de resultado

Set 2020

Você sabia que o processo de monitoramento do PPA acontece agora, em setembro?

O Sistema de Inteligência em Planejamento e Gestão (Siplag) já está aberto para lançamento das metas realizadas.

Antes, vamos deixar claro: monitoramento não é revisão! 

O processo de monitoramento que se inicia agora é o registro quadrimestral, junto ao órgão central de Planejamento, das metas físicas realizadas no 2º quadrimestre de 2020 e dos indicadores de resultado com periodicidade semestral ou menor.

 

Ferramenta pode auxiliar as equipes setoriais

Para facilitar o registro quadrimestral de metas realizadas, a Superintendência de Planejamento elaborou esta ferramenta em planilha que poderá ser utilizada internamente, pela área de planejamento, na coleta de informações junto às áreas finalísticas.

 

Essa planilha não é de uso obrigatório e não será devolvida para o órgão central. Ela é um instrumento que pode ser utilizado para facilitar a organização de informações que serão, posteriormente, lançadas no Sistema de Inteligência em Planejamento e Gestão (Siplag). Como será apenas de uso interno, a planilha pode ser alterada do modo que for mais útil na comunicação com equipes da área finalística. Na própria ferramenta existe uma aba “Tutorial” com orientações de preenchimento.

 

Conheça as etapas do monitoramento

 

Passo 1 - Caso seja necessário, a equipe de planejamento pode rever o Manual de Monitoramento e se preparar para tirar dúvidas das áreas finalísticas sobre o registro de metas realizadas de indicadores de resultado das ações.

 

Passo 2 - Informar as áreas finalísticas sobre o início do processo e definir um prazo antecipado para o envio das informações, já que é necessário que a equipe de planejamento tenha tempo suficiente para conferir e consolidar o material. Neste momento, você pode enviar para as áreas finalísticas a planilha de registro de metas físicas realizadas, para ajudar a coletar os dados de forma padronizada.

 

Passo 3 - Conferir as informações prestadas pelas áreas finalísticas.

 

Ex1: Considere o produto “capacitações oferecidas” com uma meta realizada de 180. Será que a área finalística não se confundiu e registrou o número de alunos capacitados?

 

Ex2: O produto tem registro de meta realizada mas sua situação é “Não iniciado” ou “Paralisado”. Provavelmente a área esqueceu de mudar a situação do produto para “Contínuo” ou “Em andamento”.

 

Ex3: O produto tem liquidação financeira significativa, mas não tem meta realizada. O que deve ter acontecido?

 

Se a informação parecer estranha, entre em contato com a área finalística para esclarecer a dúvida. Depois de conferir as informações, a equipe já pode consolidar registros sobre um mesmo produto informados por diferentes áreas finalísticas.

 

Passo 4 - Você já pode registrar os dados no sistema. Se restar alguma dúvida sobre o lançamento dos dados no Siplag, consulte o Guia Operacional de Execução

 

Passo 5 - Se o órgão tiver indicadores com periodicidade semestral ou menor, preencher o formulário de monitoramento de indicadores de resultado.

 

O prazo para inserção de dados no sistema e preenchimento do formulário de indicadores termina em 30 de setembro, como determinado nessa Resolução - Procedimentos e cronograma do monitoramento do PPA 2020 

 

Os dados lançados no Siplag serão usados para embasar relatórios quadrimestrais de monitoramento do PPA e as informações disponibilizadas no Painel Sintético de Monitoramento do PPA.

Se você tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato com o órgão central pelo e-mail redeplan@planejamento.rj.gov.br. Estamos à disposição!