Planejamento lança plataforma para facilitar a análise de dados do PPA

Abr 2020

Com o objetivo de apoiar os integrantes da Rede de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro (Redeplan) na análise de dados do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SUBPOG) da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança lançou, no dia 17 de abril, a plataforma Planejamento em Dados, que permite uma visualização alternativa das informações contidas no PPA.

Nesta primeira fase, estão disponíveis os dados de elaboração informados por cerca de 80 Unidades de Planejamento (UPs) espalhadas por todas as Secretarias e entidades vinculadas da administração estadual. Na segunda fase, ainda sem data prevista de implantação, serão incorporados à plataforma os dados de execução da programação, facilitando o monitoramento das entregas dos órgãos e dos indicadores de resultado das ações.

Segundo o órgão central de planejamento, o alto nível de detalhamento exigido pelo PPA - com mais de 700 ações, 2 mil produtos e 600 indicadores de resultado - pode ser um obstáculo para que os órgãos consigam ter a visão geral de um programa, por exemplo, ou encontrem uma ação específica. Com o Planejamento em Dados, cinco painéis permitem a visualização dos elementos do PPA de forma mais rápida, intuitiva e amigável, com a informação organizada por programa ou por Unidade de Planejamento e visões com profundidades diferentes, indo do panorama da programação até a meta de um produto prevista para uma região específica do estado.

A plataforma Planejamento em Dados faz parte de um conjunto de iniciativas da área voltadas para promover o Planejamento para Resultados, buscando disseminar entre os integrantes dos órgãos central e setoriais da Rede de Planejamento a cultura do planejamento baseado em evidências, monitorado por indicadores e com foco em resultados para a população.

Conheça os painéis

Mosaico - O primeiro painel apresenta todos os programas do PPA. Clicando no mosaico, o usuário pode ver quantas e quais Unidades de Planejamento participam de cada programa. Clicando no nome da UP, no lado direito superior da tela, aparecem em destaque no mosaico os programas dos quais ela participa.

Raio X do Programa - Selecionando um programa é possível visualizar qual é o seu objetivo, os nomes das ações pelas quais é composto, quais são as Unidades de Planejamento que dele participam e qual é a meta financeira de cada UP durante os quatro anos do PPA. Clicando em uma UP participante, é possível ver quais ações estão sob sua responsabilidade.

Raio X da Ação por Programa - Selecionando um programa e depois uma ação, é possível visualizar a sua finalidade, seus indicadores de resultado, seus produtos, a Unidade de Planejamento responsável pela ação e a meta financeira correspondente para os quatro anos do PPA.

Raio X da Ação por Unidade de Planejamento - Selecionando uma Unidade de Planejamento e depois uma ação, é possível visualizar a sua finalidade, seus indicadores de resultado, seus produtos, o nome do programa ao qual aquela ação está associada e a meta financeira da ação para os quatro anos do PPA.

Produtos X Região – Passando o mouse por cima do mapa, é possível visualizar a quantidade de produtos previstos para cada região do estado. Selecionando uma Unidade de Planejamento, um programa ou uma ação e passando o mouse por cima do mapa, é possível ver a mesma informação para cada um dos níveis. A informação não aparece se o produto for classificado como não regionalizável. Selecionando um produto, é possível ver a meta prevista para cada região do estado nos quatro anos do PPA.

Dica: para limpar o filtro selecionado, o usuário deve clicar no lado direito da barra azul de título da caixa de seleção em questão ou clicar no botão Limpar Filtros que fica no lado direito inferior da tela.

Clique aqui para acessar a plataforma Planejamento em Dados